quarta-feira, 15 de outubro de 2014

AS TURMAS DE EP E PI COM MUITAS LEITURAS E REGISTROS DAS ATIVIDADES

Na turma da PI 2 :
Mikael escolheu o livro “Planeta Caiqueria” e observou atentamente os detalhes das ilustrações. Ele apontou que a "Criatura", personagem da história, tinha lápis pendurados no lenço que lhe cobria a cabeça e em cada página este lápis era de cor diferente.
Já Pyetro ficou encantado com a coleção de caixas da "Criatura" e disse que gostaria de levar as caixas pequeninhas para sua casa.





Alyson escolheu o livro “Casa Botão”, lemos o livro e analisamos as figuras. Levou como tarefa para casa, recolher botões. No atendimento seguinte, Alyson trouxe seis botões. Olhamos novamente o livro e ele quis fazer um casaco. Alyson, com ajuda, recortou e armou um casaco onde costurou os botões. Esta atividade, de pregar botões foi realizada pela primeira vez pelo aluno em nossa aula. Ele fez questão de mostrar à mãe que se surpreendeu com o fato e a capacidade do filho.




 Maya escolheu o livro "Vá dormir Princesa!" e organizou uma cena com a fachada de castelo que temos na sala e as pequenas bonecas "fofoletes", atribuindo a cada uma um personagem.





Marcely e Maya acrescentaram à história, uma varinha mágica, dando um toque de contos de fada.

Clara gostou do “Livro Botão”, principalmente do vestido que aparece na página 15. Depois de olharmos e comentarmos sobre o mesmo escolheu a boneca Emília para brincar e vestir com diferentes vestidinhos.




João Gabriel escolheu o livro “A Centopéia” e brincou com a centopéia de plástico que temos em aula.





 Os alunos da PI1  também se interessaram pelo livro: "Vá dormir  Princesa"!. As atividades desenvolvidas relacionadas à história foram:     
-  Leitura da história pela professora;
- Leitura da história pelos alunos para a professora e seus pares;
- Desenho dos personagens que mais gostaram, utilizando materiais, como caneta hidrocor, giz de cera, tinta e pincel.




Já os alunos Marco Rafael e Arthur se interessaram pelo personagem do livro "A centopéia", estabelecendo uma brincadeira corporal na sala, utilizando o rolo, a cunha e a bola bobat para imitar o movimento (rastejar sobre). Para tal, a professora fez uso da música para envolvê-los por mais tempo.

Seguindo o tema preferido do autor (caixas), alguns alunos pintaram com tinta têmpera, caixas de diferentes tamanhos.

Os pais das turmas de Educação Precoce e Psicopedagodia Inicial participaram deste projeto através dos relatos das professoras sobre as tarefas feitas pelos alunos, observando os trabalhos dos filhos e lendo o Livro "E um rinoceronte dobrado". 












Além da leitura, os pais foram desafiados a responder: "O que eu guardaria numa caixa de sapatos". A resposta veio em forma de dobraduras, desenhos, pequenos textos, listas e poesias.
Também leram o livro e responderam à pergunta três funcionárias da Escola; Alessandra, Fernanda e Viviane.
As professoras, inspiradas pelo autor, reconheceram que também colecionam objetos significativos em caixas e trouxeram para mostrar as colegas.



Educação Precoce (EP) - Professoras: Simone Amaral e Ana Cristina Brum
Psicopegagogia Inicial (PI) - Professoras: Carla Rossana Gonzalez, Amelia Tochetto e Ana maira Zortea




Nenhum comentário:

Postar um comentário