quinta-feira, 10 de novembro de 2011

REBECA A BONECA (turma At1)



ATIVIDADE REALIZADA A PARTIR DA CONTAÇÃO DA HISTÓRIA DA OBRA DO AUTOR CELSO SISTO, CHAMADA REBECA E SUA RABECA

A partir da audição da História, Rebeca e sua Rabeca, surgiram alguns questionamentos e afirmações das alunas que fazem parte do Projeto de Inclusão. E também a idéia de criarmos a boneca “Rebeca”.

O diálogo estabelecido foi:

_ Professora o que é Rabeca? (Lauren Júlia)

_Rebeca eu sei, é o nome da menina! (Emilly Rayara)

_Há, gamela tem lá no meu batuque! (Emilly Rayara)

_O avô da Rebeca morreu? (Lauren Júlia)

_ Ela toca Rebeca e, lembra do vovô! (Lauren Julia)

_Professora eu sou que nem a Rebeca! Sou menina pequena!

Os demais alunos manifestaram-se, de acordo com suas peculiaridades o seu interesse na História. A Sthefany prendia a atenção nas imagens do livro, o João Pedro, como lhe é característico manipulava livremente o livro. O Victor sorria conforme a ênfase em cada palavra ou frase pronunciada. A Giovana com seu jeito observador apenas ouvia.

Com tal manifestação surgiu a proposta, realizada por mim, regente da turma de criarmos a boneca Rebeca. Sendo assim iniciamos contornando o corpo da aluna Lauren com caneta hidrocor sobre papel pardo.
Começamos a confeccionar a boneca recortando o modelo, posteriormente rasgando folhas de jornal e revista e colando-os sobre o mesmo.
As atividades foram sistematizadas, uma vez que se fez necessário aguardar cada etapa do processo, como a secagem da cola. Aos poucos, fomos dando sustentação ao corpo da boneca Rebeca.
Estando devidamente o corpo, contendo seus membros, precisávamos dar rosto á boneca. Sendo assim sugeri a realização gráfica de diversos rostos, a chamada ”cara redonda”. Escolhemos e a partir de então, foi necessário pensar na cabeleira, como seria. Entre as opções tínhamos: lã, linha, cartolina, papéis variados. Resolvemos rechear com papel de jornal em tiras. Todos gostaram do resultado.
Após, foi dito por uma aluna, que a Rebeca não poderia ficar nua. Nesta dinâmica o passo seguinte era vesti-la, mas não estava decidido de que maneira.

Conforme fomos retomando o trabalho, colamos papel, moldamos e a boneca foi ganhando forma.
A proposta foi sendo realizada, gradativamente por todos os alunos, cada um contribuindo de acordo com as suas possibilidades.
Devido a dificuldades e limitações físicas de alguns alunos, foi necessário que eu auxiliasse na realização da atividade.
Os registros da proposta foram sendo feitos através de fotografias, sempre que possível.
Todo processo foi sendo registrado com imagens fotográficas, para que também os alunos pudessem, reconhecer-se, e verem-se como autores.



Atualmente a boneca Rebeca já possui uma identidade, vestida de princesa é assim, que referem-se à mesma. A princesa circulou pela escola, visitou algumas salas de aula, dirigiu-se até o pátio, na pracinha, andou de balanço e no gira-gira. Fez o maior sucesso entre os pequenos.
Os registros continuam e a capacidade de retorno que o mundo das imagens tem é impressionante. Eles, as crianças, ficam maravilhadas quando se vêem.

Turma: AT1/ciclo Infantil
Professora: Clarice Oliveira Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário